sábado, 22 de outubro de 2011

O valor do educador - Homenagem aos professores

sábado, 22 de outubro de 2011 - by Site da vereadora Francisca Aguiar 0

Sei que já passou a data e devo pedir desculpas pelos inconvenientes que não permitiram a publicação de palavras de homenagem e carinho a esse profissional, que exerce um dos papeis mais importantes de nossa sociedade, a arte de educar.
Lamentavelmente também não tive como repassar essa mensagem através da tribuna da câmara municipal. Mas, como educadora que sou, que também conhece os desafios  na construção de um futuro melhor, trago hoje nessas linhas meus mais profundos sentimentos em homenagem a todos os nossos professores.
ORAÇÃO DO PROFESSOR
Daí-me Senhor, o dom de ensinar,
Daí-me esta graça que vem do amor,
Mas, antes de ensinar, Senhor, Daí-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Daí-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Daí-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
Autor desconhecido.
SER PROFESSOR
Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de “sair de cena, sem sair de espetáculo”.
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
Feliz dia do professor!

Tags:
Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

Traduzido por: Template para Blog